Sexta, 09 de Maio de 2025

As primeiras palavras de Leão XIV na íntegra

08 de Maio de 2025 As primeiras palavras de Leão XIV na íntegra

Na íntegra, a saudação que os católicos do mundo inteiro estavam esperando


Queridos irmãos e irmãs,

Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado, o bom pastor que deu sua vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em nosso coração e alcançasse suas famílias.

A todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra: a paz esteja com vocês.

É a paz do Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante. Ela vem de Deus, Deus que nos ama a todos, incondicionalmente.

Ainda guardamos na memória a voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma — o papa que abençoava Roma e que concedia sua bênção ao mundo inteiro, na manhã do dia de Páscoa. Permitam-me dar continuidade a essa bênção.

Deus nos ama, Deus ama todos vocês, e o mal não prevalecerá. Todos estamos nas mãos de Deus.

Por isso, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos em frente. Somos os discípulos de Cristo, que nos precede. O mundo precisa de sua luz, a humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor.

Ajude-nos, vocês também, e uns aos outros, a construir pontes por meio do diálogo, do encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo sempre em paz.

Agradeço ao papa Francisco.

Quero agradecer também a todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser sucessor de Pedro e caminhar com vocês como uma Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, sempre trabalhando como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para ser missionários.

Sou um filho de Santo Agostinho — um agostiniano — que disse: “Com vocês sou cristão, e para vocês sou bispo”. Nesse sentido, podemos todos caminhar juntos em direção à pátria que Deus nos preparou.

À Igreja de Roma, uma saudação especial. Devemos buscar juntos como ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que dialoga, uma [Igreja] sempre aberta para receber, como esta praça de braços abertos a todos, todos aqueles que precisam de nossa caridade, de nossa presença, do diálogo e do amor.

E, se me permitirem, também uma palavra, uma saudação a todos e, de maneira particular, ao meu querido diocesano de Chiclayo no Peru, onde um povo orgulhoso acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu tanto, tanto, para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.

A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália, de todo o mundo, queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade, que busca estar próxima daqueles que sofrem.

Hoje, no dia da Suplica à Virgem de Pompéia, nossa mãe Maria sempre deseja caminhar conosco, estar próxima de nós, nos ajudar por sua intercessão e amor. Eu gostaria de orar com vocês, oremos juntos por esta nova missão, por toda a Igreja, pela paz no mundo. E peçamos esta graça especial de Maria, nossa mãe.


No final, o novo Papa Leão XIV conduz toda a praça e todos os que seguiam suas palavras e suas eleição a invocar Maria, rezando a Ave Maria.

Fonte: Aleteia
https://pt.aleteia.org

Colabore com esta obra de evangelização - doação via pix para 73988968295 Fundação Educacional Artística e Cultural Cidadania